domingo, 19 de fevereiro de 2017

Port X Remaster X Remake

O que seria um port? Remaster? Remake? Quais são as diferenças entre eles? Com tantos relançamentos na atual geração de consoles, muitos jogadores ficam na dúvida em como chamá-los. Um port seria literalmente "portar"o jogo, relançar sem nenhuma melhoria ou mudança em relação à versão original, ou seja, é o mesmo jogo. Remaster já é ao contrário de "portar", estes trazem o game de volta com melhorias, mais precisamente na parte gráfica (dlcs também serão inclusas). Então, todo o material do jogo original será re-aproveitado e melhorado nesta versão. Já os Remakes se tratam de refazer o game por completo, não apenas melhorias gráficas, ocorrem mudanças nos controles, que serão adaptados aos padrões modernos. Ocorrerão mudanças na história e nas cutscenes. Personagens normalmente são os mesmos, entretanto, os visuais deles podem sofrer mudanças consideráveis. Teremos elementos similares sim, mas não se trata do mesmo game, pois tudo foi refeito do zero!

Como eu disse acima, há muitos relançamentos nesta geração. A trilogia inicial de Crash do PS1, por exemplo, vai ser lançada para o PS4 no dia 30 de junho. Muitos dizem que é um remake, o que não é verdade, pois se observamos o jogo contém as mesmas fases e chefes dos originais. Eles apenas trouxeram gráficos modernos, tanto no gameplay quanto nas cutscenes, similar ao que foi feito em Ducktales. Portanto, se trata de um remaster.


Crash NSane Trilogy não é um remake!
Como se trata de um remaster "verdadeiro", é fácil confundir.

 O problema é que as empreses chamam todos os relançamentos de remasters, sendo que nem sempre isso é verdade. As versões de RE4, RE5, RE6 para a nova geração não se tratam de remasterizações, mas sim ports das versões de PC. Alias os três games poderia ser facilmente em um único pacote, né Capcom?! Os jogadores precisam analisar cuidadosamente se valem ou não a pena re-comprarem os games, não podemos cair no conto das empresas, principalmente para nós, brasileiros, onde mesmo um remaster é caro, vide os absurdos R$150 cobrados em cada um dos games da "trilogia ação" de Resident Evil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário