quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

O fracasso do Nintendo Wii U

O console de 8ªgeração da Nintendo
Chega ao fim a produção do Wii U, sucessor do Wii, não apenas no japão agora, mas sim no mundo inteiro. O console lançado em 2012 vendeu quase 14 milhões de unidades, um número baixíssimo perto dos 101 milhões do seu antecessor. Dizem que exclusivos não vendem consoles, mas eu tenho certeza os usuários do Wii U compraram o console só pra jogar os exclusivos (eu fui um deles), e não foram poucos, uma ótima biblioteca. Games como Super Mario 3D World, Bayonetta 2, Super Smash Bros, Mario Kart 8, Splatoon, Super Mario Maker, Donkey Kong Country Tropical Freeze e Pikimin 3. Já os multiplataformas por outro lado tiveram poucos lançamentos para o console, além de acontecer apenas inicialmente, em 2015 as maiores distribuidoras já tinham largado o console.


O Wii U teve uma ótima biblioteca ao longo dos anos

Mas então quais foram os principais motivos cometidos pela Nintendo para o video game vender tão pouco nos seus 5 anos de vida? Eu tenho algumas ideias sobre isso:

- O gamepad que muitos achavam ser um mero acessório pro Wii
- O próprio nome dado ao console
- Poder gráfico fraco
- Lançamento antecipado
- Falta de apoio das distribuidoras
- Preço do console e dos jogos
- Pouca atenção ao serviço online

Além destes erros acima, posso citar a bateria do Gamepad com pouca duração e o baixo alcance dele, se você ficasse um pouquinho distante do console, já não funcionava, algo estranho se a ideia era poder jogar fora da televisão. Um problema exclusivo pra nós brasileiros: a saída da Nintendo do Brasil. Com isso, víamos lançamentos custando absurdos R$300. Até hoje continuam caros e raramente se acha uma promoção deles. O que já era caro na concorrência, estava ainda pior. Como um usuário do Wii U, fico triste em ver um bom console condenado (sim, ele tem seus erros, mas sua biblioteca é incrível). Na minha opinião, Wii U é muito mais console que o Wii (este pouco me interessou). Resta saber como o seu sucessor, o Switch, vai se comportar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário